julho 12, 2008

Filosofia - Uma aposta na coragem

Ontem fui a uma palestra cujo tema foi: “Filosofia - a aposta na coragem” com Oswaldo Giacoia Jr, no Café Filosófico da CPFL Cultura em Campinas e encantei-me com esse tal Giacoia...rsrs
Falou sobre Medo e Coragem e disse que eles andam juntos (e sempre foi assim!)
Noooooooooossa... rs., citou Freud (tudo a ver com isso), e o que ficou no final pra mim é que filósofos, psicólogos, e outras tantas pessoas se preocupam com as mesmas coisas e sofrem pelos mesmos motivos.
Foi muito bom ouvir aquela pessoa ali, falando sobre esse tema, aprofundando-se em coisas que sempre pensamos e que achamos que pensamos sobre isso sozinhos..
Bom saber que são ancestrais essas dúvidas e essa angústia... e que como eu já sabia/previa não tem solução. A solidão é a mesma, de toda a gente, e Nietszche e Freud as expressaram perfeitamente e por isso mesmo as devem ter vivenciado muito bem!

De tudo (e foi muito), o que mais ficou e/ou espantou que ele dissesse foi que a ciência precisa rir de si mesma...(eu concordo com ele!!) Nem sou doida de discordar...hahaha

São dele essas (dentre tantas) palavras:

"É preciso que nós sejamos capazes de nos elevar a um patamar de maturidade tal que nós venhamos a tomar decididamente consciência de que não é possível não é desejável, não é saudável levar tanto a sério a ciência, ou seja, quando a ciência for capaz de rir de si ela terá amadurecido."
...

"A única possibilidade que a ciência tem de rir de si é exercer em relação a suas próprias convicções uma posição irônica de auto distanciamento, de auto reflexão.

Ninguém melhor do que a arte pode fazer isso!"
...

"Só no momento em que a ciência se reconhece como figura da polieses humana ela acaba por chegar a uma grau de maturidade, de sobriedade, sobretudo de modéstia que permite a ela existir." ...

(Oswaldo Giacoia Jr)

Mais sobre
Giacoia

Quem se interessou e quer ouvir a
palestra, fique à vontade, e desculpe a qualidade baixa pois foi gravada num modesto aparelhinho de mp3 rsrs

Um comentário:

Carol disse...

Foi fantástico!!

o sofrimento apenas existe! e que chatice seria a vida sem ele.. a alegria é maravilhosa, mas a maioria do aprendizado se dá nos momentos mais angustiantes.. e essa é a vida!!! com seus altos e baixos... vamos celebrar!!

adorei que pudemos ir juntas em mais esse cafezito.. S2 amo-te