fevereiro 18, 2009

Amizade

Outro dia vi e ouvi uma conversa no GNT sobre o que se faz quando, por vários motivos, um relacionamento de amizade se desgasta (e supostamente acaba).
Algumas disseram que chegam e dizem que acabou, da mesma forma como um relacionamento amoroso, outra disse que deixa acontecer, não diz. E nem sofre pareceu-me!! Apenas respeita!
Outra disse que tem vezes que age de uma forma e outra de outra..
E ainda houve outra que me encantou porque teve a coragem de reconhecer que gostaria de dizer, mas não consegue...
Foi uma bela conversa, pois me remeteu a um questionamento pessoal e a uma dúvida que sempre tive entre dizer e possivelmente magoar, e não dizer e magoar igualmente.
No final de tudo conclui aqui que é melhor esperar, nesses casos... (o contrário do que normalmente recomendo).
E isso não é gratuito .. é devido a uma fala que ouvi uma vez de alguém dizendo que não perdoaria afastamentos assim...Na época pensei, nossa que grave isso....(e me marcou muito)..Há coisas que nos espantam e ao mesmo tempo nos remetem a outro tipo de avaliação! 
Engraçado e ao mesmo tempo trágico... pois o amor não acaba, ao
contrário do que se sente nessas situações.. o afeto persiste e é disso que é mais complicado se desligar !
E ainda, nada engraçado mas real...é o fato de que algo se quebra.. e quando isso acontece, para muita gente não é possível colar mais!
Eu consigo...(será que sou tão diferente assim??!!). O fato concreto é que agradeço esse meu jeito de ser, mais ainda a quem direta ou indiretamente me ensinou que temos que respeitar as diferenças. Aguardo sempre, novas (re)descobertas sobre esse assunto!! 

Comentários são bem vindos pois o tema é no mínimo instigante..hehehe

2 comentários:

Sueli disse...

Acho que estamos aqui nesta Vida para isso.A meu ver não existem fórmulas e nem regras. Para acabar uma amizade, temos que respeitar as diferenças. Cada um tem uma maneira de reagir, isso é óbvio,mas se uma amizade 'não está nos fazendo bem'interiormente, já não existe amor, e continuar é faltar com o respeito a NÓS mesmos.
Tudo tem limites, e se acabarmos este tipo de amizade, estaremos fazendo a pessoa em questão, crescer, evoluir.
Vai doer? Vai, claro ,mas com o tempo, tudo vai se encaixar.A vida é feita de perdas, e todos têm que aprender a lidar com isso.
É melhor 'terminar' um mau relacionamento, do que conviver com hipocrisia.

Bjs almada!

Méi@ disse...

Como sempre muito lúcida minha almada...
A dor da perda, muitas vezes pode ser menor do que a que se sente quando exposto a outros pesares que sentimos.
O importante é o respeito ao desejo do outro e a compreensão de que nem amigos nem ninguém é perfeito!
Obrigada Su... muita luz você me ofereceu, como sempre!!

Beijos