setembro 19, 2009


O vídeo é uma cena verídica.
O garoto não é ator, apenas um AUTISTA que residia no local onde estavam sendo feitas as filmagens de "Amargo Pesadelo". A equipe parou em um posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme. Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto.
Reparem na expressão do garoto.
No início está triste, mas à medida que toca seu banjo ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar sua expressão em um sorriso contagiante, contaminando todos com sua alegria, a alegria de um autista que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro.
O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si, deixando sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme Amargo Pesadelo (1972).

Continue lendo, se quiser...

Recebi por e-mail de uma amiga (Tuda)... não conhecia e fiquei encantada..
Reparem como o pessoal do elenco se comporta, dá pra perceber que foi um improviso por isso.
As pessoas se envolvem conforme o duelo vai acontecendo. Alguns ficam calados, outros demonstram espanto, outros dançam. A postura dos atores foi sensacional e a perspicácia do diretor mais ainda. Ele vai retratando tudo calma e delicadamente.
E o melhor foi ver que o garoto realmente chegou muito próximo da realidade do que estava acontecendo. Tb ele vai reagindo.. o que é o máximo.
No final, um "deslize" na minha opinião do ator que fez o duelo com ele, que ficou mais preocupado em 'cumprimentar-se' com as pessoas conhecidas dele que estavam lá vendo tudo acontecer do que com seu 'companheiro' de duelo. O garoto desligou-se novamente da realidade por isso, senão, certamente teria dado a mão a ele! Li que o garoto é cego.. não sei da veracidade dessa informação...

2 comentários:

Sueli disse...

Méinha!
Que show este vídeo!
Isto mostra que 'as diferenças', quando estimuladas tornam-se parte integrante do 'todo'.
Muito simples , onde o diretor e atores usaram a intuição e eternizaram este belo momento.
Bjs

Janete disse...

Méinha!
A magia da música proporcionando momentos raros "de vida" na vida de um autista.Mesmo que por instantes breves, libertar-se do seu casulo, é sempre gratificante, para quem atua com eles.
Linda postagem. Parabéns!